Escola de Portas Abertas para a Comunidade

Em 2007/2008 a escola foi beneficiada com o Projeto Portas Abertas, cujo objetivo principal esteve voltado para o atendimento da comunidade, em atividades esportivas, culturais, artesanais, sociais e educativas aos finais de semana. Este projeto teve uma abrangência social qualificada, onde a comunidade passou a implementar os finais de semana com a participação nas oficinas desenvolvidas pelo projeto. As atividades possibilitaram a retirada das crianças e jovens das ruas e às famílias foi oportunizada uma complementação à renda doméstica com a confecção de peças artesanais.

VER A CIDADE

Belém, Belém, Belém

Será que está

Tudo bom, tudo bem...

Marcos Monteiro

 

 

O presente projeto é fruto da vontade coletiva de implementar um processo educativo que fosse além dos muros da escola, levando educando e professores ao enfrentamento de situações reais e concretas vivenciadas no cotidiano da cidade.

Com esse intuito pensamos na excursão pedagógica, um tour pela cidade de Belém, com um roteiro pré-estabelecido, onde seria possível associar conteúdo programático, com vivência do cotidiano além do rompimento com o conceito de disciplinas e saberes dissociados, tendo os professores atuando de forma integrada – Sérgio Rodrigues e Odilon, de Geografia, explorarão a percepção da rua e dos bairros em seus diferentes aspectos; Antonia Lima, de História, a memória do bairro e da cidade e do patrimônio cultural e histórico; Antonio Cunha, de Artes, o patrimônio cultural, arquitetônico e a percepção estética; Sebastião Martins, de língua Inglesa, influências da língua inglesa no cotidiano da cidade.

Estarão incluídos em nosso roteiro a Basílica de Nazaré, a praça da República e o Teatro da Paz, a Estação das Docas e o complexo Feliz Luzitânea como focos de interesse para que juntos criemos um ambiente propício a formação de cidadãos mais integrados com a sua vida cultural e cotidiana.